segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SOGRAS, GENROS & NORAS



Desde sempre existiu um conceito negativo das sogras. No geral, consideram que as sogras se relacionam melhor com os genros, ou com as noras e porquê?

IOLANDA – Penso que a relação entre sogras e genros no geral é mais fácil.

As mulheres por norma são mais observadoras, reparam nos pormenores de comportamentos, roupas, conversas…, portanto costumam ser mais críticas. Por outro lado, as mães sentem que de alguma forma as noras ocuparam no coração dos filhos o lugar da “mulher preferida” e têm dificuldade em aceitar que o filho possa amar outra mulher tanto ou mais do que a ela, criando-se uma espécie de competitividade entre as duas. Existem também mães que julgam que só elas sabem cuidar do filho, logo por mais que a nora faça, nunca faz perfeito como ela fazia e nunca é suficiente para a agradar.

Existem também noras, que mesmo que as sogras sejam excelentes já as receiam, porque existe a ideia pré-concebida de que sogras e noras nunca mantêm uma boa relação, como tal evitam grandes convivências com elas e por vezes acabam por criar um mau ambiente. Tenho visto sogras que são autênticas mães para as noras ou genros.

Considero que desde que haja compreensão é possível criar-se uma relação pacífica.


RUI - Confesso que não tenho grande experiência em relação a este assunto, mas pelo que vejo à minha volta com amigos meus.

A minha opinião é que as sogras, de uma forma geral, relacionam-se melhor com os genros do que com as noras. Normalmente têm mais ciúmes delas, pois vão retirar-lhes o seu "filho".

Os rapazes são mais apegados às mães e as filhas aos pais, e por aí criam-se maiores laços. A mãe tem tendência a ser mais protectora com os rapazes. Também o contrário se verifica, que o sogro relaciona-se melhor com as noras do que com os genros.

Acima de tudo, devem-se dar bem, porque ambas precisam uma da outra. E para que o bom ambiente familiar reine é fundamental que se dêem bem, até porque não podemos esquecer das crianças que são netos de umas e filhos de outras.

2 comentários:

  1. Pelo que vi na minha família, uma sogra deu-se bem com a nora e o genro deu-se mal com a outra sogra...

    Mas lá está, depende se os genros / noras gostam dos sogros e vice-versa.

    Concordo que tem que haver um ambiente de paz entre ambas as partes, mas as mães são muito apegadas aos filhos pois estes vivem em casa dos pais até muito tarde. E depois os filhos só saem de casa ao casar, e os pais continuam a ser protectores e não gostam da nora / genro por considerarem que não os vão tratar bem.
    Os sogros têm que aprender a não meter o nariz na vida do casal, ou fazê-lo da maneira mais discreta e pontual possível.

    Bjs
    L

    ResponderEliminar
  2. A relação entre sogra e nora ou genro depende da personalidade de cada um. Ate hoje tive apenas uma sogra, e ela é uma pessoa muito especial, infelizmente já não é minha sogra. Era como uma mãe para mim. O mesmo digo de meu ex sogro. De toda a família do meu ex. Sempre nos adoramos desde o principio. Protegiam me, davam-me imenso amor, até mais do que meu ex me dava. Defendiam-me sempre, puxavam por mim. Apesar de já não estar com ele, mantenho a mesma relação com sua familia. Não quisemos perder contacto. Se fosse por mim, teria os mesmos sogros que sempre tive, e manteria a longa relação que tive de quase 5 anos.
    Minha ex sogra sempre me amou, tanto que dizia que eu era a filha que ela nunca teve, queria que continuasse a ser sua nora. O mesmo já não pode dizer de outras namoradas que meu ex teve, odiou-as. Tanto ela como todo o resto da familia criticava outros namoros que meu ex teve. E falavam sempre de mim em frente as outras namoradas. Isto tambem porque elas nao se davam ao respeito, pois desde o principio que elas ignoravam a familia dele, falavam mal, criavam mal ambiente no namoro e na casa dele, chegando a expulsa-las. Toda a familia me convidava para eventos festivos ou apenas para socializar ou lazer.
    É necessario ter uma boa relação com a familia daquele com quem nos relacionamos. Criando laçoes, havera melhor entendimento entre sogros, genros e noras. Disposição de entendimento entre ambas as partes.
    Felizmente, nunca tive razões de queixa. Ficaram os melhores amigos de sempre, toda a sua familia. Já ele...
    Situações que mudam de caso para caso.

    ResponderEliminar