segunda-feira, 8 de março de 2010

PARTILHA DE TAREFAS DOMÉSTICAS



O que pensam da partilha de tarefas domésticas? E consideram que o homem está disposto a colaborar com a mulher?

IOLANDA - Noutros tempos, o homem trabalhava para sustentar a família e a mulher por sua vez ficava em casa a cuidar da lida doméstica e dos filhos. Com o evoluir da sociedade, a mulher assumiu um papel cada vez mais activo no mundo do trabalho, portanto ficou cada vez com menos tempo disponível para as tarefas domésticas. Assim sendo, considero que a partilha de tarefas é muito importante para permitir à mulher ter mais tempo para si mesma e para os dois terem mais tempo disponível para a relação.

Actualmente, alguns homens já estão dispostos a colaborar em casa, contudo ainda existem muitos que acham que essas tarefas são de responsabilidade exclusivamente feminina e que se as executarem perdem o seu estatuto de "macho". É lamentável não haver compreensão por parte desses homens com pensamento retrógrado que só prejudica a relação conjugal.


RUI - Eu Acho que as tarefas domésticas devem ser partilhadas e os homens só têm é de estar dispostos a colaborar.

No tempo dos nossos avós, normalmente só trabalhava o homem e a mulher ficava com as tarefas da casa e a cuidar dos filhos. Mas hoje em dia, tanto a mulher como o homem trabalham. Portanto, tem que haver uma divisão de tarefas, senão a mulher não tem tempo para cuidar da casa e dos filhos.

Os homens já mudaram bastante a sua mentalidade e cada vez mais ajudam.

A partilha das tarefas domésticas é um dos segredos para o sucesso de um casamento.

14 comentários:

  1. A melhor maneira de começar com um comentário a este assunto é dizer que sei cozinhar, passar a ferro, lavar roupa, limpar a casa e ir às compras.

    Por ter ido estudar para Lisboa aos 18 anos aprendi a desenrascar-me sozinho nas tarefas domésticas. Depois de me licenciar, mudei de cidade, ainda mais para norte, e ao viver sozinho tenho de fazer tudo. Também tive uma boa professora de lides domésticas: a minha mãe, que percebe de tudo.

    Obviamente nem todos os homens sabem o que é tomar conta da casa. Uns têm empregada, outros são preguiçosos, outros são finos e não querem saber das lides domésticas.

    Obviamente que cuidar da casa dá trabalho, e cada vez menos pessoas, homens e mulheres, sabem fazer estas coisas, e nem querem saber.
    Eu acho essencial ter estas capacidades. Já fui elogiado várias vezes a dizer que quando me casar darei um bom marido (ou marido moderno como lhes chamam agora) LOL.

    Como ganhei a noção que as tarefas domésticas eram importantes ? Simplesmente via a minha mãe a esmerar-se a cuidar da casa e o meu pai a ajuda-la no que podia (principalmente limpezas).
    Ganhei a noção que tal era bastante importante. Desde há muito tempo que também comecei a ajudar na limpeza da casa ao sábado.
    Desde que vivo sozinho que tenho o hábito de limpar a casa ao sábado de manhã.

    Com o cozinhar é a mesma coisa, aprendi a fazer vários pratos, desde sopa a carne, peixe e mais recentemente sobremesas :)
    Ao mesmo tempo que escrevo estas linhas fiz os meus primeiros bolos... ao serem desenformados esmigalharam-se um bocado... era suposto esperar que eles arrefecessem... Para a próxima já sei.

    Acho muito importante sabermos cozinhar, porque não temos de cozinhar só para nós. É também para os outros. Adoro fazer comida aos meus pais quando eles me visitam, cozinho para os meus amigos, e no futuro quando constituir família, também quero cozinhar para eles. Dou muito valor às refeições em casa.

    Acho absurdo ir ao centro comercial à hora de jantar e ver lá famílias com filhos pequenos a comer. Que valores transmitem às crianças ? É o compra tudo feito ? Será que estão a comer comida saudável, feita com amor e carinho ? Acho que não...

    Concordo com o que dizem, que as tarefas domésticas é um ponto de união do casamento pois é algo que obriga à entre-ajuda do marido e da mulher.

    L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Após este comentário tenho a certeza de que vc casou logo.. ;)

      Eliminar
  2. Eu acho que o homem deve dividir as suas tarefas junto com a mulher e nao fazer dela uma escrava porque pode vir do seu trabalho cansada.O homem nao serve para ter uma mulher para fazer sexo so na cama.Nao e ajuda-la nos bons e nos maus momentos da nossa vida real em que vivemos neste pais que e Portugal.Eu por acaso sou solteiro e ando a procura de uma companheira para fazer v ida a dois e possivelmente a trez entre filho ou filha e tao bom um casal ter um pai e uma mae e dai dar a educaçao que e preciso desde pequenino ou pequenina nao acham.Para as meninas ou senhoras que possam ler este texto pensem um so bocado pois eu sou um ser humano como qualquer um seja homem ou mulher o carinho e o amor nao escolhe idades mas sim compreençao entre um homem e a mulher e a falar que nos entende-mos e nao aos berros um com o outro.AS meninas ou senhoras aceitem um beijinho de amizade deste vosso amigo:
    Marcos Silva do Porto.

    ResponderEliminar
  3. Tenho estado atenta aos temas que são discutidos neste blog...e queria desde já dar-vos os parabéns pela brilhante selecção de temas ;)
    Como já foi dito anteriormente...mudam-se os tempos, mudam-se as vontades! Tudo tem uma história, um contexto socio-cultural inerente. Tanto a mulher do passado como o homem evoluiram, antigamente existia quase unicamente familias cujo núcleo familiar era a mãe, pai e muitos filhos. O pai trabalhava, era o sustento das suas familias, muitas vezes na agricultura, fábricas, trabalhos pesados, forçados. Já mulher ficava em casa a tratar do lar e dos seus filhos...quando estes já fossem maiores iriam ajudar o seu pai no trabalho. Por isso apresenta-se outro problema, antigamente tinha-se mais filhos, pois eles repesentavam mais dinheiro, mais trabalho...sendo a mulher a única a tratar deles (sendo muito importante a sua presença em casa). Actualmente cada vez mais tem-se menos filhos, mais familias monoparentais, mais pessoas a viver sozinhas(de ambos os sexos). A mulher começou a preocupar-se em ganhar independencia financeira e a deixar de estar dependente de outros, a sair de casa para trabalhar...com esta prespectiva os homens também tem que evoluir a seguir o rumo da história, para lá é necessário saber fazer de tudo em casa, tal como uma mulher, as desigualdades estão cada vez menos visiveis e quem não assume isto fica pelo caminho!

    ResponderEliminar
  4. ker dizer, colocam um texto sobre a partilha d tarefas acompanhado d um video k aterroriza kk mulher a deixar seker entrar o homem na cozinha

    ResponderEliminar
  5. Hoje em dia já começa haver muitos chefes de cozinha.

    ResponderEliminar
  6. os melhores chefes d cozinha sao homens. e dps?

    ResponderEliminar
  7. Sim há homens e mulheres que colaboram bastante...a partir do momento têm uma empregada doméstica:)

    ResponderEliminar
  8. têm que ajudar porque a mulher tanbem trabalha e nao faz so 8 horas e em casa quem trata dos filhos, quem faz a lida da casa? vá lá não sejam machistas

    ResponderEliminar
  9. Tudo o que dizem é certo, tem de haver partilha de tarefas sem duvida, mas este video é que não é melhor escolha, então vejamos...
    nós temos de partilhar as tarefas, e este cavalheiro simpatico fez uma magnifica refeição.
    falta agora mostrar a sua querida companheira a limpar a cozinha ;) chama-se a isso partilha de tarefas
    loooooooooool

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente, julgo que nem se deveria por esta questão hoje em dia...é uma questão de bom senso... pessoalmente, se uma pessoa é importante para mim, não faz sentido subrecarrega-la, seja la com o que for. E afinal de contas, uma relação não é também construída com partilha?

    ResponderEliminar
  11. Isto tudo é muito lindo dizer que o homem do século XXI, é aquele que ajuda nas tarefas domésticas, no entanto, quem faz mais lá em casa é sempre a mulher. Quem cuida dos filhos, da casa? È sempre a mulher, muitos homens pensam o facto de ajudarem a pôr a mesa, já fazem muito!!!mas a culpa disto tudo é nossa, das mulheres, das mães, porque desde da infância não incutem a ideia da partiha das tarefas domésticas às crianças(...).Nesta sociedade que a mulher ainda assume um posição secundária, em relação ao homem, veja-se o caso ainda da Lei da Paridade: "Entende‐se por paridade, para efeitos de aplicação da presente lei, a representação mínima
    de 33,3% de cada um dos sexos nas listas, o que não acontece". Vemos mais homens do que mulheres no parlamento, para não falar de lugares de topo, nas empresas, onde a percentagem de homens é maior em relação às mulheres. Por tudo isto acho ainda temos que evoluir muito...para a igualdade entre ambos os sexos, seja de igual para igual.

    Isabel Santos.

    ResponderEliminar
  12. partindo do pressuposto de que o homen é o cabeça máxima da familia ,digo que ele tem a obrigação e dever de ajudar a mulher no lar, porque homen que homen de verdade deve saber que ele deve ser o exemplo do lar que ele criou, só assim teremos uma sociedade feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cabeça máxima?? Ajudar a mulher???ele criou o lar?? Ai ai ai machismooooooooo

      Eliminar